quarta-feira, 30 de abril de 2008

Besteiras

Já começou bem: com um título ridículo. Se eu fosse colocar "besteiras" para cada texto sobre besteiras, todas as postagens teriam o mesmo título. Mas enfim, cá estão minhas besteiras dessa noite.

Estava revendo minhas fotos de viagem. Por um motivo: férias à vista. Quer dizer, desejo de férias, pois ainda nada está marcado. Mas logo estará!

Percebi que, embora eu fotografe muitos barcos, de todos os tipos e de todos os ângulos, ainda não consegui a foto de barco perfeita. O mesmo para mar: apesar das inúmeras, nenhuma é a minha idéia de foto de mar perfeita. E também para estátuas, sempre falta algo.

Aos barcos, falta o inexplicável sentimento de deixar a terra. Ao mar, falta a imensidão. Às estátuas, a vida.

Olhando as fotos antigas, percebi também que preciso de uma câmera nova. Eu já tinha vontade; agora necessidade.

Descobri que ficou para trás minha idéia de não voltar a um lugar já visitado, sendo o mundo tão grande e tão cheio de possibilidades inéditas.

Talvez seja uma fase. Ou talvez eu esteja mesmo retornando. Retornei aos antigos livros, releio os mesmos poemas preferidos até que eles façam parte de mim, assisto aos filmes já vistos, ouço as músicas que estavam perdidas no passado, relembro amores esquecidos ou nunca esquecidos, volto a estudar as mesmas matérias que já vi tantas vezes.

Nostalgia apenas? Não, acho que estou retornando.

Embora eu concorde com Cyro dos Anjos: "As coisas não estão no espaço; as coisas estão é no tempo", e embora eu saiba que tempo não volta, estou retornando. Talvez eu precise sentir o passado após todas as transformações. Não sei se foram tantas assim, mas devem ter ocorrido.

Boa idéia: reler "O Amanuense Belmiro". O donzel da rua cujo nome não lembro.


***


Besteira número dois: esta que escreve perdeu a hora de envio da declaração de imposto de renda. Tentou enviar à 1h30, e o horário era até 1h. Só esperando até 5h para tentar enviar novamente. O que será logo mais.


***


Besteira número três: o feriado é dia 01/05, não 30/04. E esse sono que não vem... continua a produzir besteiras nessa mente desocupada. Quando a mente precisar estar ocupada, lá estará o sono a querer roubar o lugar das coisas realmente importantes. Haja café.

Café com água, café com leite, leite com chá, café com chá. Tudo com açúcar, nada de adoçante. Aliás, retornei também ao meu peso de antes. Não posso mais doar sangue. Os 51kg haviam sido comemorados, mas não duraram. Voltei aos 49Kg.


***


Agora vou dormir porque bateu o sono. Essa chatice toda deve ter dado sono no leitor também. Então, boa noite!

(A declaração fica para depois...)

Marcadores: