terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Chicória

Sempre achei estranha a chicória. Quando a me ofereciam, torcia o nariz sem nem olhar para a pobrezinha. Achava que na "chicória" tinha algo de "escória".

Nunca me perguntei que gosto aquilo teria, nunca imaginei como ela era... sabia apenas que era verde. E, cá entre nós, verde não é das cores mais apetitosas! Mas nesse verão absurdamente quente, nada vai melhor que uma salada de folhas variadas!

Um dia desses, na embriaguez dos 40ºC, comprei um pacote de salada mix. Alface roxa, escarola, alface lisa, agrião... e um "matinho" verde escuro, de folhas estreitas, um pouco amargo.

O leitor já deve imaginar o que seria. Mas eu não fazia idéia a esta altura da história.

Fui várias vezes ao horti-fruti do supermercado em busca do tal "matinho" verde-amargo. Procurei, procurei. Sem sucesso. Só tinha o matinho no pacote de salada mix, sem especificar quais eram os vegetais que o compunham.

Até que um dia me estatelei no mercado diante do matinho. Peguei a embalagem, li, reli. Não era possível! Como o matinho amargo poderia ser chicória??? De repente, descobri que eu estava gostando de CHI-CÓ-RI-A!!!

Marcadores: